SÉRIE “MUDAR PARA MELHOR” DESTACA PROFISSÕES TRADICIONAIS
“Mudar para Melhor", série criada pelo Programa Operacional Mar 2020, quer realçar a importância das profissões tradicionais na economia nacional.
Redação
Texto
21 de Outubro 2021, 14:08
summary_large_image

A primeira temporada da série “Mudar para Melhor” conta com seis episódios focados no mar e no setor da pesca, transmitidos no canal de Youtube EmpowerBrandsChannel. Com apresentação de Fátima Lopes, a iniciativa é reconhecida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e por Teresa Coelho, Secretária de Estado das Pescas. 

O “Mudar para Melhor” quer divulgar a importância do setor na economia nacional e da necessidade de mudar a forma como o setor é visto pela sociedade e, para cumprir esse objetivo, Fátima Lopes vai percorrer a costa portuguesa e revelar histórias de pessoas que vivem do mar, e ainda abordar as apostas que têm vindo a ser feitas no setor por parte das gerações mais jovens. 

No primeiro episódio, o “Mudar para Melhor” foi à ilha da Culatra, no Algarve, para saber mais sobre uma iniciativa que dinamiza a produção de bivalves através da aposta na inovação e na atração de jovens talentos, empreendedores e profissionais. A sustentabilidade também é uma das preocupações do projeto algarvio que, apoiado pela investigação, desenvolve um produto de excelência que coloca Portugal como referência europeia no setor da pesca e no mercado das ostras. 

O Programa Operacional Mar 2020 também apoia a transição energética Culatra 2020-2030, nomeadamente, através da construção de uma embarcação movida a energia solar e na colocação de painéis fotovoltaicos no núcleo piscatório da ilha. 

A produção aquícola nacional, em 2019, foi de 14 mil toneladas, o que se traduziu numa receita de 118,5 milhões de euros. O MAR 2020, já apoiou 56 empresas e investiu 99,5 milhões de euros no setor, apoiando assim o desenvolvimento da sua atividade. 

 

 

  Comentários