JOÃO COSTA, MINISTRO DA EDUCAÇÃO, FAZ ANÁLISE À DESCIDA DO DESEMPENHO DOS ALUNOS PORTUGUESES NA ÁREA DA MATEMÁTICA
De acordo com relatório internacional, estudantes de 15 anos pioraram as exibições individuais
Redação EuroRegião
Texto
5 de Dezembro 2023, 22:45
summary_large_image

Nesta terça-feira, dia 5 de dezembro, o ministro da Educação, João Costa, fez uma análise dos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) relativos a 2022. O relatório dá conta de que os alunos de 15 anos pioraram os desempenhos individuais nos testes internacionais de Matemática e Leitura.

“Quando temos quebras nos resultados devemos ficar preocupados e devemos analisar com profundidade os resultados”, disse o ministro da Educação, João Costa, em declarações aos jornalistas, sublinhando que a “quebra de resultados acontece em países com políticas curriculares bastante diferenciadas”, começou por avaliar.

“Portugal teve, na primeira década deste século, uma subida muita rápida nos resultados do PISA que nos fez convergir com a média da da OCDE. E é essa convergência que, mesmo na queda dos resultados, continuamos a registar. Ou seja, Portugal desde 2012 está na média da OCDE, e agora quando cai, mantemo-nos nessa convergência”, acrescentou João Costa.

O ministro relaciona a descida nos números com a pandemia, realçando que não é justificação. “Interessa-nos olhar para os países que estão no topo e perceber o que é que têm feito”, afirmou o líder do ministério da educação do governo português.

“A equipa que fez os nossos novos documentos curriculares participou em muitos encontros sobre a Matemática na OCDE e esteve a trabalhar muito próximo com o currículo de Singapura para nos aproximarmos em termos curriculares com aquilo que Singapura faz, porque é o país de topo”, rematou.

  Comentários