JOÃO BRUTO DA COSTA E O SETOR DA SAÚDE NOS AÇORES: "O GOVERNO REGIONAL FAZ INVESTIMENTO O QUE COLMATA ALGUNS PROBLEMAS"
Representante do PSD falou da diferença que se vive da Região Autónoma para o Continente
Redação EuroRegião
Texto
18 de Novembro 2023, 11:41
summary_large_image

É caso para dizer: o mesmo setor e duas realidades completamente distintas. O líder parlamentar do PSD/Açores, falou, na passada quinta-feira sobre o estado da saúde no continente em comparação às regiões autónomas, deste caso dos Açores.

“Viemos sinalizar a diferença que existe entre o Serviço Regional de Saúde relativamente ao que se está a passar a nível nacional, com o caos das urgências fechadas, com a greve dos médicos. Nos Açores, o Governo Regional fez investimento no setor e no seu capital humano, o que vem colmatar alguns problemas”, afirmou João Bruto da Costa.

O ministrou falou ainda da discrepância do tempo de espera para uma cirurgia nas duas zonas de Portugal. “As listas de espera para cirurgia são de 1.100 dias a nível nacional contra os 386 dias o início da legislatura eram 532 dias. Estamos a fazer progressos, mas há ainda muito trabalho por fazer e o Orçamento para 2024 vai trazer maior aposta no Serviço Regional de Saúde para colmatar as necessidades que ainda sentimos”

O Orçamento de 2024 tem sido discutido nos Açores e este encontra-se atualmente em risco de não ser aprovado por conta dos votos contra da Iniciativa Liberal e PS e com o Chega e PAN a não quererem votar a favor, o que pode conduzir à reprovação dos respetivos documentos.

A Assembleia Legislativa dos Açores é composta por 57 deputados, 25 do PS, 21 do PSD, três do CDS-PP, dois do PPM, dois do BE, um da Iniciativa Liberal, um do PAN, um do Chega e um deputado independente.

  Comentários