JOÃO GALAMBA, DUARTE CORDEIRO E MATOS FERNANDES ALVO DE BUSCAS
Chefe de gabinete de António Costa, Vítor Escária, foi já detido após alegações que já vieram a público
Redação EuroRegião
Texto
7 de Novembro 2023, 16:27
summary_large_image

O Ministério Público (MP) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) estão a realizar, dia 7 de novembro, buscas no âmbito de um processo que envolve o ministro das Infraestruturas, João Galamba, o ex-ministro do Ambiente João Matos Fernandes e o gestor Diogo Lacerda Machado, informou a SIC Notícias.

O Público adiantou em primeira mão que as buscas estão a decorrer na residência oficial do primeiro-ministro e nos Ministérios do Ambiente e das Infraestruturas, com a detenção de Vítor Escária, chefe de gabinete de António Costa, Lacerda Machado, o presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, e dois executivos de empresas.

A assessoria de comunicação do primeiro-ministro confirmou as buscas no gabinete de Vítor Escária, sem fazer comentários sobre a ação da justiça: “Confirmamos que há buscas no gabinete do chefe de gabinete [Vítor Escária]. Não comentamos a ação da justiça”, declarou uma fonte da assessoria de António Costa à agência Lusa. A Câmara de Sines também confirmou estar a ser alvo de diligências por parte das autoridades policiais.

Conforme divulgado pelo jornal Público, os gabinetes dos ministros do Ambiente e Transição Climática e das Infra-estrutura, João Galamba e João Pedro Matos Fernandes, respetivamente, serão constituídos arguidos no caso, bem como o atual ministro do ambiente, Duarte Cordeiro.

As buscas estão relacionadas com o processo que investiga os negócios do hidrogénio verde e lítio. Em janeiro, a PGR confirmou a existência desta investigação, que se encontrava em segredo de justiça e ainda sem “arguidos constituídos”.

  Comentários