PRESIDENTE DA CÂMARA DE VALONGO QUER "LUTAR CONTRA A SOLIDÃO"
O autarca reeleito presidente da Câmara de Valongo quer “promover animação cultural o ano todo”, para incentivar a participação cívica e “lutar contra problemas graves de saúde mental".
Redação
Texto
19 de Outubro 2021, 15:15
summary_large_image

José Manuel Ribeiro tomou posse ontem (18/10) para um terceiro e último mandato como presidente da Câmara de Valongo. Durante a cerimónia o autarca destacou como principal missão para os próximos quatro anos a “luta contra a solidão”, mas, sem esquecer as questões sociais por resolver e os projetos por terminar.

A meta é “atrair mais investimento” e “atingir o objetivo de 500 milhões de euros captados e realizados até 2025, com o benefício de criação de quatro mil postos de trabalho”.

Acabar com a “bolha” da solidão

O socialista destaca a luta contra a solidão como uma “emergência” e, garante, “não é uma frase vazia”. Para isso, promete “investir na educação, na cultura, para as pessoas saírem da bolha e voltarem a conviver”.

“Temos de fazer algo rapidamente. As pessoas estão cada vez mais fechadas numa bolha. Falam cada vez menos umas com as outras. Só há uma forma de contrariar este problema. É através da cultura, do património. Temos que estimular mais convívio entre as pessoas, promover animação cultural o ano todo, para combater os fenómenos que nos afastam cada vez mais da participação cívica e para lutar contra problemas graves de saúde mental”, sublinha.

Habitação e Fundo Social

José Manuel Ribeiro anunciou um “sinal para as famílias”, isto é, um reforço do fundo social de emergência municipal para famílias carenciadas e a crianças em risco de carência alimentar. “Quem souber de pessoas que passam mal que não se cale. Digam! Só passa mal quem quer. Nós temos os instrumentos para responder às pessoas”, garante.

Além disso, o presidente da Câmara de Valongo diz ter 41 milhões para “implementar nos próximos anos” um plano estratégico de habitação, e comprometeu-se reduzir o IMI anualmente em 2,5% até chegar 0,35% – abaixo do valor de 2013.

Planos de Recuperação

Para o autarca de Valongo as prioridades de reabilitação são o parque escolar e os projetos de recuperação ambiental.

Na educação, há vários problemas para resolver, considera, e para isso será reforçado o investimento. “Dou um dado importante: 50% dos alunos do primeiro ciclo têm dificuldades de leitura e isto explica muitos dos problemas da nossa educação”, diz.

No ambiente, destaca o Parque das Serras o Vale do Leça e as hortas biológicas.

  Comentários