A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Alentejo (CCDR Alentejo) é líder europeia do projeto AURORAL que promove o desenvolvimento de um ecossistema digital para Comunidades Inteligentes. A iniciativa, que começou este ano e se prolongará por mais três, conta com 25 parceiros de 10 países, e 11 regiões.
O projeto segue dois objetivos principais: a digitalização e o desenvolvimento económico. Para a concretização do primeiro, a abordagem escolhida foca-se em encontrar soluções para fornecer o “Middleware Interoperável de Corretagem de Dados”, que integre produtos e serviços inteligentes já existente e novos, ou seja, um software que resida entre um sistema operativo e as aplicações que são executadas no mesmo e que possibilita a comunicação e a gestão de dados para as aplicações distribuídas.
Para o desenvolvimento económico a aposta primordial é a cooperação. Para isso, foi criada uma rede de Comunidades Inteligentes para que implementem uma plataforma de investimento comum que visa a transformação inteligente.
O AURORAL é dedicado a inovações digitais, em grande escala, para a Agricultura, Energia, Mobilidade, Saúde, Turismo. O piloto está a decorrer no Alentejo, em Penedès (Espanha), em Piemonte (Itália), no Sul de Burgenland (Áustria), em Västerbotten (Suécia), na Lapónia (Filândia), e em Hålogaland e Nordland (Noruega).
“Durante o projeto, a parceria AURORAL abre e incentiva novas autoridades públicas, empreendedores, investigadores, empresas e beneficiários finais a contribuir, adaptar, dimensionar e replicar as soluções inovadoras propostas sob uma abordagem de co-design. Ao aumentar a interoperabilidade e fornecer uma plataforma de investimento comum, o Projeto AURORAL permitirá que as comunidades invistam em inovação como uma forma de trazer benefícios sociais, ambientais e económicos duradouros para seus residentes”, afirma a CCDR Alentejo, em comunicado.
