JOVEM DESAPARECIDA NO MAR DO ALGARVE FOI ENCONTRADA
Rapariga esteve à deriva no mar durante mais de 20 horas
Redação EuroRegião com LUSA
Texto
17 de Abril 2023, 12:18
summary_large_image

A jovem de 17 anos que estava desaparecida desde sábado no mar, no Algarve, vai ser transportada para o Hospital de Faro, depois de ter sido encontrada com vida por um navio mercante, anunciou o responsável pelas buscas.

O capitão do porto e comandante local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António e Tavira (distrito de Faro), João Afonso Martins, precisou, em declarações aos jornalistas, que a jovem foi recolhida ao fim da tarde de domingo, dia 16 de abril, a 25 milhas (cerca de 46 quilómetros) a sul de Vila Real de Santo António por um navio mercante que navegava a caminho de Tânger, em Marrocos.

Um helicóptero da Força Aérea Portuguesa foi enviado para recolher a jovem, que se encontrava num “elevado estado de hipotermia”, ainda em cima da prancha de paddle em que se deslocava quando desapareceu, segundo João Afonso Martins.

A jovem que esteve à deriva no mar durante mais de 20 horas, no Algarve, está estável e poderá ter alta dentro em 24 a 48 horas, disse hoje o diretor clínico do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).

“A rapariga está algo prostrada, como é natural, depois de tanto tempo sem alimentação, exposta ao sol e com stress, mas está bem, está estável, não está desidratada. Tem manifestações de prostração, está sonolenta e com algumas dores a nível muscular, e cutâneas, mas não tem lesões graves”, afirmou Horácio Guerreiro.

O responsável, que falava aos jornalistas junto à urgência de Pediatria do Hospital de Faro, disse ainda que a jovem, que está no Serviço de Observação (SO) de Pediatria, está acompanhada pela mãe e consciente, embora pouco comunicativa, esperando-se que o seu estado tenha uma evolução positiva.

A operação de resgate da jovem encontrada em alto-mar por um navio mercante ao largo do Algarve, depois de arrastada pelo vento, envolveu diversos meios da Força Aérea Portuguesa (FAP) durante cerca de três horas, foi hoje anunciado.

Nas operações de busca e salvamento foram empenhados um avião C-295M da Esquadra 502 e um helicóptero EH-101 Merlin da Esquadra 751, ambos da Base Aérea N.º 6, no Montijo, especificou a Força Aérea em comunicado.

A jovem desapareceu cerca das 20:00 de sábado, arrastada pelo vento, quando praticava paddle na praia do Coelho, em Monte Gordo, no concelho de Vila Real de Santo António.

Foi encontrada com vida mais de 20 horas depois, cerca das 18:00 de domingo, a 25 milhas (cerca de 46 quilómetros) a sul de Vila Real de Santo António, por um navio mercante que navegava a caminho de Tânger, em Marrocos.

Segundo a FAP, a jovem foi resgatada do navio pela Esquadra 751 “Pumas” da FAP a 37 quilómetros da costa algarvia e a 56 quilómetros de Faro.

“Já dentro da aeronave, o enfermeiro aeronáutico militar a bordo monitorizou os sinais vitais e prestou os primeiros cuidados de saúde”, revelou aquele ramo das forças armadas.

A jovem foi depois transportada para o Hospital de Faro onde se encontra em observação, sendo o seu estado considerável estável.

Segundo o diretor clínico do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), a jovem está algo prostrada, “como é natural, depois de tanto tempo sem alimentação, exposta ao sol e com stress, mas está bem, está estável, não está desidratada”.

  Comentários