ESTUDANTES PORTUGUESES EM CONCURSO INTERNACIONAL DE AERONÁUTICA
O grupo português, e o seu foguetão Blimunda, estão a concorrer contra 19 equipas de 13 países.
Redação
Texto
14 de Outubro 2021, 15:19
summary_large_image

Os alunos do Instituto Superior Técnico (IST) são a primeira equipa portuguesa a participar no European Rocketry Challenge, a decorrer até domingo (17/10), em Ponte de Sor (Santarém).

Segundo Gonçalo Maia, porta-voz do grupo, os participantes olham para o concurso como uma oportunidade para conseguir começar carreira na área. “No futuro, se calhar a mais longo prazo, muitos dos membros da equipa tencionam trabalhar na indústria aeronáutica, na NASA, na ESA, ou em empresas privadas ou públicas que estejam envolvidas no sector”, confessou à agência Lusa.

Além do grupo do IST, estão em competição mais 19 equipas de estudantes universitários, de 13 países europeus, num total de 400 alunos. O concurso promovido pela Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, vai na segunda edição, e procura encorajar os alunos a construírem o seu foguetão a partir do Campo Militar de Santa Margarida.

A equipa portuguesa escolheu chamar ao seu foguetão Blimunda, um nome inspirado na personagem de José Saramago, no livro Memorial do Convento. “Este nome representa os valores da obra e da personagem e essa vontade de voar e fazer algo diferente”, conta Gonçalo Maia.

A construção do foguetão, por uma equipa de cerca de 40 alunos, demorou cerca de um ano e meio. Mas Gonçalo garante “no momento da decisão, ele irá voar certamente”.

  Comentários