MONUMENTO NACIONAL ABANDONADO SERÁ TRANSFORMADO EM HOTEL
O processo de demolição já é “irreversível”, mas autarquia de Estremoz garante a reconstrução da fachada original.
Redação
Texto
13 de Outubro 2021, 11:30
summary_large_image

A Casa do Alcaide-Mor, em Estremoz, é considerada um monumento nacional desde 1924. Este edifício centenário, onde habitou D. Sancho de Noronha, no século XV está abandonada há quase um século. Este ano, o edifício começou a ser transformado num hotel com várias “villas”, todas alojadas em casas adaptadas para efeitos turísticos.

Segundo José Sádio, recentemente eleito presidente da Câmara de Estremoz e antigo vereador executivo, o processo de demolição da Casa do Alcaide-Mor já é “irreversível”, mas “foi mapeada toda a estrutura, para que possa ser construída igual à que estava”.

O autarca assegura que antes do início das demolições, foi aprovado um relatório pelos serviços de arqueologia da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) e garante que foi feita uma “demolição/contenção da fachada com aproveitamento de todos os elementos necessários para a sua replicação”.

Vítor Cóias, especialista na requalificação e reabilitação de património que privilegia a utilização de técnicas e materiais tradicionais, em declarações ao Público, mostra-se menos confiante no trabalho de recuperação da fachada. “Foram guardadas as cantarias para serem incorporadas na nova fachada”, mas “pode-se demolir um monumento nacional e substituí-lo por uma réplica com estrutura de betão armado? Pode, como se demonstra com a Casa do Alcaide-Mor da Cidadela de Estremoz”, lamenta.

  Comentários