GAIA PROPÕE "INTERNAMENTO DE ALÍVIO" PARA DAR FÉRIAS AOS CUIDADORES
Uma parceria com instituições de solidariedade social e hotéis locais vai permitir que os cuidadores “tirem tempo para si”.
Redação
Texto
12 de Outubro 2021, 15:17
summary_large_image

A Câmara Municipal de Gaia vai implementar o “internamento de alívio” no programa de apoio aos cuidadores informais, já a partir de novembro. Através da parceria com Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e hotéis locais, os cuidadores poderão tirar tempo para relaxar num hotel, enquanto os seus familiares são cuidados em instituições apropriadas para tal.

“Este mês de novembro vamos lançar um programa, em articulação com as IPSS locais e hotéis da região, que visa, durante um curto espaço de tempo, ter uma IPSS que receba a pessoa cuidada para permitir que o cuidador possa usufruir de um hotel da região”, divulgou Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, em declarações à Lusa.

A ideia de proporcionar um “internamento de alívio” surgiu para permitir que o cuidador, responsável o ano inteiro pela pessoa cuidada “possa ter um momento para si, seja de repouso, descanso ou mudança de ares”, continua o autarca.

O Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais de Gaia, o “GaiaCuidador”, foi lançado no início do ano e já tem 246 beneficiários. O objetivo é assegurar que quem precise de cuidados permanentes, mesmo com baixos rendimentos, possa permanecer no seu domicílio sob os cuidados de familiares, evitando-se ou adiando-se a sua institucionalização.

Nesse sentido, o programa atribui um apoio económico aos cuidadores informais de 120 a 220 euros.

  Comentários