AÇORES VÃO TER SISTEMAS DE ALERTA DE CHEIA
O sistema deverá emitir um alerta à população, procurando evitar cheias rápidas que apanham os habitantes de surpresa.
Redação
Texto
12 de Outubro 2021, 14:39
summary_large_image

Na sequência das últimas cheias na ilha de São Miguel, o Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, avançou ontem (11/10), ao Açoriano Oriental, a decisão de implementação de um sistema de alerta de cheia em bacias hidrográficas de risco.

O objetivo é informar da possibilidade de cheia com antecedência de modo a proteger a população e minimizar os danos das inundações.

Alonso Miguel explicou que “(o sistema) faz alertas às populações, no fundo, a situações de inundação mais frequentes no arquipélago que são originadas, na sua maioria, por cheias rápidas, geralmente resultantes de episódios de precipitação muito intensa, como aquela que aconteceu nos Mosteiros, com consequências por vezes devastadoras, especialmente quando ocorrem junto a áreas urbanizadas e localizadas nos leitos de cheia”.

“São medidas que, ao serem implementadas, irão fornecer com antecedência dados que nos permitem garantir a salvaguarda das populações e uma gestão muito mais adequada deste tipo de eventos e das suas consequências”, conclui.

O sistema de alertas de cheias terá um investimento de 1,9 milhões de euros, financiado no âmbito do programa comunitário REACT-EU, e a implementação será concluída até 2023.

  Comentários