ARCOS DE VALDEVEZ ABRE NOVO CENTRO DE GEODIVERSIDADE
O centro está equipado com tecnologia recente e propõe “explorar, partilhar e refletir sobre as várias temáticas do ambiente”.
Redação
Texto
11 de Outubro 2021, 14:30
summary_large_image

O Município de Arcos de Valdevez abriu ao público o novo Centro de Informação da Geodiversidade no Santuário da Peneda. Neste centro informativo, onde estão identificados e são interpretados um conjunto diverso de valores naturais, dá-se destaque à geologia e geomorfologia e a sua relação com os restantes valores naturais presentes.

Segundo comunicado enviado pela autarquia, o “GEOVALDEVEZ” está preparado com equipamento multimédia incluindo um ecrã tátil que permite o acesso à informação institucional do município, tirar fotos e aceder às informações turísticas atualizadas do concelho. O centro tem ainda uma cadeira giratória com óculos 3D para a visualização de conteúdos de forma mais realista.

“No interior do Centro de Informação está um espaço expositivo com algumas amostras representativas dos granitos que é possível encontrar na região, uma maquete tridimensional do concelho de Arcos de Valdevez e um equipamento de visualização de conteúdos tridimensional”, explica a CM.

“Na maquete tridimensional, com recurso a dois projetores de alta resolução, é projetada informação de diversos temas, com destaque para a localização dos principais “geosítios”, carta geológica, carta de habitats, rede hidrográfica, carta de declives etc. Ao mesmo tempo é projetada na parede informação complementar sobre cada um dos temas projetadas na maquete”, continua.

O projeto GEOVALDEVEZ incluiu o desenvolvimento de um Plano Geoeducacional, de um Atlas da Geodiversidade, a elaboração de conteúdos para a valorização de percursos pedestres, bem como, conteúdos digitais para visitação virtual. Além disso, foi criada uma app e um site dedicados à geodiversidade, ao património geológico, faunístico e florístico de Arcos de Valdevez.

“Com este projeto o Município pretende desafiar a população escolar e turística a explorar, partilhar e refletir sobre as várias temáticas do ambiente, contribuindo, em simultâneo, para a promoção e sensibilização ambiental dos cidadãos, o estudo de temáticas ligadas ao ambiente, e a promoção da Reserva da Biosfera do PNPG – Parque Nacional Peneda Gerês”, conclui a autarquia.

O Centro de Informação da Geodiversidade no Santuário da Peneda é co-financiado pelo programa POSEUR -PORTUGAL 2020, no âmbito da prioridade de proteção do ambiente e promoção da eficiência dos recursos, com um investimento elegível de € 342 000 e comparticipação comunitária de € 291 mil.

 

  Comentários