BRASIL: VITÓRIA DE LULA GERA MUDANÇA E REAÇÕES EM TODO O MUNDO
Vitória sobre Jair Bolsonaro é um “importante revés para o crescimento da extrema-direita e do fascismo”.
Maria João Silva com Lusa
Texto
31 de Outubro 2022, 12:58
summary_large_image

Lula da Silva venceu Jair Bolsonaro nas Eleições Presidenciais do Brasil. Na segunda volta, o agora Presidente do Brasil, conquistou 50,9% dos votos, superando os 49,1€ de Jair Bolsonaro.

Em Portugal, já várias figuras públicas reagiram à vitória de Lula da Silva, incluindo Marcelo Rebelo de Sousa. O PCP, destacou a “grande importância e significado político da derrota do candidato da extrema-direita”, Jair Bolsonaro.

“É uma vitória que significa um importante revés para o crescimento da extrema-direita e do fascismo, nomeadamente nos Estado Unidos da América e na Europa, e que aponta para a recuperação do papel positivo do Brasil nas relações internacionais”, sustenta o partido português.

Na Europa, por sua vez, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, congratularam hoje Lula da Silva por ter vencido a segunda volta das eleições presidenciais brasileiras e afirmaram esperar cooperação nos “desafios globais”, mencionando que “a UE está empenhada em cooperar nos desafios globais, [como] paz e estabilidade, prosperidade e alterações climáticas, e vamos trabalhar com toda a região. Espero poder felicitá-lo pessoalmente em breve”, mencionou o presidente do Conselho Europeu.

  Comentários