MOBILIDADE COM EMISSÕES ZERO CHEGA À UNIÃO EUROPEIA EM 2035
Frans Timmermans, vice-presidente da Comissão Europeia, acredita que “os consumidores estão ansiosos para adotar a mobilidade com emissões zero”.
Inês Palhares Rosa e Maria João Silva
Texto
28 de Outubro 2022, 18:00
summary_large_image

Até 2035, a União Europeia tem como objetivo retirar do mercado todos os veículos com motor de combustão. Em causa estão os objetivos climáticos europeus destinados a reduzir, em pelo menos 55%, as emissões de dióxido de carbono.

Na visão de Frans Timmermans, vice-presidente da Comissão, com o pelouro do Ambiente, a medida, que foi proposta em julho de 2021, dá início ao desenvolvimento de uma “mobilidade sem emissões”.

De acordo com o documento lançado pela Comissão Europeia, a data para o cumprimento deste objetivo foi definida, tendo por base a paragem na venda de viaturas e veículos utilitários ligeiros novos a gasolina ou gasóleo, em toda a União Europeia, nesta data, fator que essencial para  o cumprimento de um outro objetivo europeu:  garantir a neutralidade carbónica até 2050.

Vale a pena relembrar que este foi o primeiro acordo sobre um texto do pacote climático europeu (“Fit for 55”), destinado a reduzir em pelo menos 55% até 2030 as emissões de gases com efeito de estufa da UE.

Confira, abaixo,  a mensagem de Frans Timmermans:

  Comentários