VEJA O FENÓMENO RARO CAPTADO PELO TELESCÓPIO JAMES WEBB
O telescópio James Webb chegou ao seu destino a 24 de janeiro deste ano e já capturou um fenómeno que pode representar a passagem do tempo.
Maria João Silva
Texto
13 de Outubro 2022, 10:10
summary_large_image

A revista Nature partilhou uma imagem capturado durante uma das observações do Telescópio Espacial James Webb. De acordo com os investigadores, na imagem é possível ver um padrão de poeira composto por 17 anéis à volta de duas estrelas, formalmente conhecidas como Wolf-Rayet 140.

Segundo o Jet Propulsion Laboratory da NASA, este trata-se de um tipo raro de sistema de estrelas, uma vez que estas têm padrões de anéis, fenómeno que acontece devido a estas possuírem uma órbita mais alongada. De acordo com a mesma fonte, os anéis são a reação à proximidade em demasia das estrelas. No entanto, investigadores acreditam que a cada oito anos surgem novos anéis, processo que permite ter uma ideia da passagem do tempo no espaço.

“Cada anel foi criado quando as duas estrelas se aproximaram e os seus ventos estelares (jatos de gás soprados para o Espaço) se encontraram, comprimindo o gás e formando poeira. As órbitas das estrelas aproximam-nas a cada oito anos; como os anéis do tronco de uma árvore, estes anéis marcam a passagem do tempo”, esclareceu, em comunicado, a Agência Espacial Europeia.

Imagem de Estrelas Wolf-Rayet 140, capturadas pela NASA

Conheça, abaixo, mais sobre a imagem capturada pelo Telescópio Espacial James Webb: 

 

  Comentários