ODEMIRA GANHA APOIO DO FUNDO AMBIENTAL
Um projeto da Junta de Freguesia de São Luís vai receber o apoio no âmbito do “JUNTAr+”. A iniciativa visa a promoção da economia circular.
Redação
Texto
27 de Setembro 2021, 09:00
summary_large_image

O “JUNTAr+” é um projeto do Fundo Ambiental que pretende apoiar ações com foco na economia circular local, nomeadamente, através de sistemas de economia colaborativa ou partilhada, conseguindo estender a vida útil de equipamentos, e ainda promover a valorização de produtos locais.

O Aviso “JUNTAr+” recebeu 48 candidaturas, todas consideradas elegíveis”, refere o Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC), adiantando que após avaliação dos projetos, foi elaborada uma lista, tendo sido apoiadas as 19 juntas de freguesia mais bem classificadas.

Os objetivos da iniciativa fazem, também, parte do Plano de Ação para a Economia Circular que pretende: desenhar, reparar, reutilizar: uma responsabilidade alargada do produtor; alimentar sem sobrar: produção sustentável para um consumo sustentável; dar uma nova vida aos resíduos e regenerar recursos: água e nutrientes.

O Fundo Ambiental “tem por objetivo a promoção de soluções locais de economia circular, demonstrando os benefícios económicos, sociais e ambientais associados a pequenos projetos de recolha seletiva, de reutilização de bens e equipamentos e de reparação”, diz o Ministério do Ambiente e da Ação Climática em comunicado.

De acordo com o MAAC, o “JUNTAr+”, que conta com um orçamento global de 500 mil euros, vai apoiar freguesias de Braga, Condeixa-a-Nova, Lisboa, Vila do Conde, Vila Viçosa, Loures, Guimarães, Porto, Gondomar, V. N. Famalicão, Matosinhos, Águeda e Bragança.

O projeto da Junta de São Luís custa mais de 19 mil euros e terá uma comparticipação de 16 mil do “JUNTAr+”.

Os projetos vencedores terão cofinanciamento de 85%, até um valor máximo de € 31 250 por candidatura.

  Comentários