
A iniciativa SmartFRAME, desenvolvida pela empresa ECOSTEEL e pelo CeNTI e que conta com apoio de Fundos Europeus, vai permitir que as janelas inteligentes, desenvolvidas por estas entidades, sejam controladas por uma App e abrir ou fechar através de gestos.
Além disso, o produto conta também com manutenção remota, sistemas de monitorização da qualidade do ar e de renovação do ar e automatização de baixo consumo energético, funcionalidades que permitirão assegurar o conforto no interior da habitação, bem como melhorar a eficiência energética do edifício.
Segundo Joana Fonseca, gestora do projeto por parte da CeNTI, este é um produto que, além de ser inteligente e se adaptar às necessidades dos cidadãos, vai permitir garantir qualidade do ar nos edifícios e, consequentemente, o bem-estar dos moradores.
Para isso, o sistema de renovação de ar inclui uma rede de sensores para recolha e pré-processamento de dados ambientais (tais como a temperatura e humidade) e de níveis de CO2 (dióxido de carbono) e CH4 (metano). A janela conta também com sistemas de deteção de aproximação e automatização de baixo consumo energético, e ainda uma APP que permite visualizar e controlar o estado da janela.
Desta forma, a janela inteligente, que integra vários sistemas autónomos, de interação e domótica, promete revolucionar os setores da Construção e Arquitetura, indo além dos atuais objetivos de eficiência energética e sustentabilidade ambiental.
O Projeto SmartFRAME é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).






