4 FORMAS PELAS QUAIS A TECNOLOGIA MOBILE E A 5G ESTÃO ELEVAR A INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO A OUTRO NÍVEL
A tecnologia tem vindo a evoluir e, por isso, não é surpresa que 60% dos fundos de risco no setor de tecnologia de construção vão para as soluções móveis.
Redação
Texto
9 de Agosto 2022, 16:00
summary_large_image

De acordo com a McKinsey, o baixo custo da tecnologia móvel e da conectividade, estimulou uma nova geração de aplicações orientadas para os serviços móveis e baseadas na cloud para equipamentos de trabalho que se podem implementar, mesmo nas obras em construção remotas, com atualizações em tempo real.

Nos dias de hoje, quase todos os trabalhadores têm um smartphone, tablet ou laptop que os ajuda em vários aspectos do seu trabalho. Além disso, o impacto de ter acesso à conectividade que interliga as obras à própria empresa foi transformador. Assistimos, assim, à evolução de uma nova era no setor da construção. As aplicações móveis da construção passaram a oferecer formas únicas e valiosas para melhorar a comunicação neste campo.

À medida que a tecnologia móvel continua a crescer e evoluir, vamos dar uma vista de olhos nas quatro formas pelas quais as soluções de tecnologia móvel melhoradas, mais rápidas e mais especializadas estão a otimizar a comunicação neste campo e os custos no setor de construção atualmente.

  1. Aumentam a segurança

De acordo com o Bureau of Labor Statistics (BLS),  em 2019 existiram 2,8 milhões de acidentes não fatais nas obras de construção nos EUA. Neste ano, as mortes no trabalho alcançaram um máximo histórico em 12 anos: 1,061. A gravidade desta situação fez da segurança a prioridade máxima das empresas de construção. Considera-se tão importante que algumas seguradoras atribuem descontos para quem trabalha na construção civil quando comprovam que atualizaram as suas medidas de segurança e as mantêm em dia.

Um tipo de tecnologia móvel que provou ter grandes benefícios na melhoria da segurança no local de trabalho são as soluções de sensores. Esses pequenos sensores podem ser colocados em praticamente qualquer lugar e usados ​​para monitorizar uma ampla variedade de situações. Mediante a conexão a uma rede móvel, podem ser fornecidos dados para monitorizar a temperatura e a qualidade do ar na obra e nos interiores para garantir que os trabalhadores não sejam expostos a situações perigosas.

Pode-se utilizar um botão de segurança de ‘trabalhador solitário’ para alertar os gerentes da obra em caso de emergência e transmitir com precisão a localização do trabalhador para prestar-lhe ajuda imediata. Além disso, as ferramentas de gestão de frota conectam-se aos sensores do veículo para identificar hábitos de condução menos seguros no local de forma a reduzir acidentes.

Além dos sensores, a conectividade móvel permite que os trabalhadores acedam sem problemas ao software de gestão de cumprimento da segurança, durante as 24 horas por dia, 7 dias por semana, através do smartphone, tablet ou laptop para identificar condições perigosas, monitorizar que se cumprem os procedimentos, controlar os perigos de energia e aplicar medidas se forem necessárias. Além disso, as avaliações de segurança e autorizações podem ser feitas no local, com trabalhadores na obra e especialistas a observarem tudo por vídeo e à distância.

  1. Otimizam a eficiência

Com a tecnologia móvel, já não é necessário transportar contratos, planos e ordens de serviço para apresentá-los a diferentes stakeholders. Os formulários digitais podem ser enviados para análise e aprovação desde o local para o smartphone, tablet ou laptop de um trabalhador. As melhorias na eficiência, esforço e tempo aumentam rapidamente graças às opções móveis para o registo de horas, o seguimento de materiais e os relatórios dos incidentes.

Outra melhoria na eficiência deve-se à capacidade de automatizar processos, como a recolha de dados para se tomar decisões mais corretas e a estandardização de processos. Os sensores de equipamentos, câmaras no local de trabalho, tecnologias wearable que medem condições corporais e ambientais e outros dispositivos da Internet das Coisas (IoT) podem transmitir dados para programas de análise para monitorizar a produtividade, facilitar a manutenção proativa e recomendações de reparação, monitorizar a segurança e preencher formulários de regulamentos obrigatórios.

Os drones conectados às redes móveis são cada vez mais usados ​​para um maior seguimento de recursos e materiais no local e para a gestão de inventário e o controlo da progressão.

  1. Melhoram a qualidade.

A tecnologia móvel também otimiza a qualidade e a precisão. Os dados que tinham por hábito levar dias ou até semanas a serem transmitidos entre os locais de trabalho e à sede da empresa estão disponíveis no momento através dos smartphones, tablets ou laptops com a velocidade de conexão das redes 4G e 5G.

Os diretores dos projetos já não têm de viajar para outros locais para aceder aos relatórios. Em vez disso, todas as informações necessárias estão disponíveis para serem acedidas no local de trabalho ou na empresa para poupar tempo, enquanto que, os funcionários que podem trabalhar em casa com segurança, podem fazê-lo se assim for necessário. Desta forma, os erros por falta de informação suficiente acabam e, portanto, a qualidade do trabalho é otimizada.

A comunicação através das aplicações móveis é mais rápida e fácil do que acompanhar longas conversas por e-mail. As equipas oferecem uma melhor qualidade no trabalho e tomam decisões mais inteligentes e rápidas com atualizações constantes sobre o progressão da obra, problemas e operações comerciais.

 

  1. Diferenciação competitiva

Num relatório de 2020 sobre os setores de construção e engenharia, a empresa de serviços profissionais Deloitte citou os investimentos digitais como uma forma das empresas se diferenciarem da concorrência e instou as empresas a “identificar parceiros do mesmo âmbito, com quem podem trabalhar para facilitar a conexão no setor de construção“.

Os benefícios da tecnologia digital oferecidos pela conectividade móvel no campo da construção deram a quem nela investiu, uma vantagem sobre a concorrência. As empresas que não acompanharam e não fizeram a transição correm o risco de se tornarem obsoletas e desatualizadas em relação aos mais recentes avanços tecnológicos para realizar seu trabalho com segurança, eficiência e rentável. Além disso, redes móveis mais rápidas, confiáveis ​​e de alta capacidade podem permitir tecnologias avançadas para diferenciar ainda mais uma empresa de construção de outra.

E o que acontece com a tecnologia 5G?

O uso de tecnologia móvel no local de trabalho só aumentará a sua magnitude. A nível mundial, em 2020, os investimentos na indústria da construção atingiram 7,6 bilhões de dólares em tecnologia da informação e comunicação. O compromisso com o aumento do uso da tecnologia móvel é evidente com o aumento previsto nestes tipos de gastos a cada ano até 2025.

A última geração de trabalhadores da construção, especialistas em tecnologia, espera os mais recentes avanços para aplicar no campo. No futuro, as empresas que usam tecnologias móveis e da Internet das Coisas no local de trabalho, podem ter uma vantagem no recrutamento e retenção da próxima geração de trabalhadores.

Além dos benefícios de adotar uma abordagem baseada em dispositivos móveis para lidar com as tarefas diárias no local de trabalho, a revolução 5G maximiza os benefícios da mobilidade. A tecnologia 5G melhorou muito o desempenho das redes móveis e deixou as gerações anteriores para trás. A indústria da construção não só se beneficia de velocidades móveis mais rápidas, maior confiabilidade, segurança e maior cobertura de rede, tal como as diferentes bandas móveis oferecem melhor desempenho e poupança em diferentes casos de utilização.

A tecnologia móvel e o 5G estão a mudar o estado da indústria da construção como a conhecemos atualmente. À medida que a tecnologia evolui rapidamente, aqueles que aproveitam a oportunidade para reinventar a indústria estarão mais aptos a competir e ter um futuro promissor.

 

  Comentários