NORTE APOIA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL E SOCIAL
O projeto Aldear quer dar a conhecer o património do Tâmega e Sousa. A valorização da cultura e das pessoas da região é um dos principais objetivos da iniciativa.
Redação
Texto
23 de Setembro 2021, 17:00
summary_large_image

O Aldear que dar a conhecer a cultura de onze aldeias, bairros e municípios da região Douro, Tâmega e Sousa. O projeto é o resultado da operação “Cultura para Todos” que pretende valorizar as competências e a identidade local, reforçando assim o sentido de pertença das populações e a sua identidade.

A desertificação e o envelhecimento das comunidades rurais, assim como o baixo nível de pertença por parte dos mais jovens são alguns dos obstáculos do desenvolvimento da região. O Aldear surge como resposta a esses desafios, apresentando-se como “um projeto tem que ver com o pensar a região e que cria pontes para a região”, afirma Luís Sousa Ferreira, Diretor Artístico do Aldear. “O Aldear é um projeto que valoriza o que existe, dá um grande foco e luz à cultura popular local e, ao mesmo tempo, tenta trazer a cultura para o “hoje”, acrescenta.

O objetivo da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM), ao apresentar o projeto e a candidatura a ele associada, centra-se na valorização da história e cultura das aldeias, não esquecendo também a relação da cultura com “um envolvente forte da comunidade”, refere Telmo Pinto, Secretário Executivo da comunidade.

No verão passado, a iniciativa desenvolveu com 33 processos artísticos, contando com artistas contemporâneos oriundos de várias partes do país. “O envolvimento de 15 agentes artísticos especializados no trabalho com a comunidade irá contribuir para a criação efetiva de redes robustas de valorização dos indivíduos em comunidade”, refere CIM do Tâmega e Sousa.

De acordo com Luís Sousa Ferreira, esta é uma iniciativa que, apesar da sua singularidade, envolve a comunidade “que ansiava e precisava deste projeto para voltar a ter esperança e futuro” num tempo extremamente marcado pela pandemia.

O Aldear é promovido pela CIM do Tâmega e Sousa, em parceria com os municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende. A iniciativa é cofinanciada pelo NORTE 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE – Fundo Social Europeu.

  Comentários