ALENTEJO VAI INVESTIR MAIS DE CEM MILHÕES NA HABITAÇÃO
Plano vai ser financiado, na totalidade, pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
Maria João Silva
Texto
2 de Agosto 2022, 08:52
summary_large_image

A Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António aprovou, por unanimidade, a Estratégia Local de Habitação (ELH), plano que prevê investir cerca de 101 milhões de euros para apoiar mais de 800 famílias.

Com a medida, os responsáveis municipais pretendem que o concelho “seja reconhecido por um desenvolvimento sólido do seu território, dotado de uma habitação digna, segura, inclusiva e confortável, energeticamente eficiente e acessível num contexto de cooperação e integração social”, uma vez que a ELH se apresenta como um instrumento estratégico para a identificação das necessidades habitacionais e respetivas soluções que se pretendem ver desenvolvidas no município, até 2026, “contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de mais de 2000 pessoas abrangidas”, pode ler-se no comunicado lançado pela autarquia de Vila Real de Santo António.

Segundo o edil Álvaro Araújo, para a ELH “a principal prioridade será a recuperação quer dos bairros de habitação social, quer dos aglomerados que se encontrem em más condições há muitos anos”, prevendo-se “a aplicação de todas as verbas até meados de 2026. A iniciativa exige um investimento global de cerca de 101 milhões de euros, sendo financiado a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Assim, todas as medidas “irão proporcionar a definição de uma nova política local de habitação, programando ações e prioridades e fomentado a coesão social e do território”, conclui o comunicado.

  Comentários