BEJA: FUNDOS EUROPEUS VOLTAM A AJUDAR
O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) vai construir uma nova residência estudantil.
Maria João Silva
Texto
22 de Julho 2022, 18:02
summary_large_image

O Plano de Recuperação e Resiliência vai apoiar, com uma verba de 15 milhões de euros, a construção de uma nova residência estudantil do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja).

Em comunicado o IPBeja revelou que a sua candidatura, apresentada em parceria com a câmara municipal da cidade, foi aprovada pelo PRR e deverá estar concluída em 2026.

A estrutura, que terá capacidade para ter 503 camas, é “fruto de um intenso trabalho de cooperação interinstitucional”,e vai dotar o instituto e a cidade de Beja “de um alojamento estudantil com características inovadoras e ganhos de eficácia a vários níveis”. “Acima de tudo, esta nova residência irá qualificar a oferta de alojamento estudantil, permitindo com isso melhora a atratividade do instituto e da cidade através da qualidade e disponibilidade da oferta”, pode ler-se no comunicado.

Segundo a instituição de ensino superior público, a proposta, submetida com a participação da Câmara de Beja, “procura dar resposta à crescente dificuldade sentida pelos estudantes do IPBeja quando procuram alojamento na cidade de Beja no início de cada ano letivo”., o que permite que o estabelecimento de Ensino Superior junte outro espaço de residência estudantil aos sete que já dispõe. No entanto, com a nova residência, a instituição pretende desativar as cinco residências no centro da cidade, que “estão em edifícios adaptados e não têm todas as valências necessárias”, explicou.

A nova residência deverá ser construída num terreno cedido pelo município, situado perto do ‘campus’ e contíguo à Escola Superior de Tecnologia e Gestão do politécnico.

  Comentários