NÃO SE ESQUEÇA! HOJE É O ÚLTIMO DIA PARA ENTREGAR O IRS
O prazo para entregar a declaração do IRS relativa a 2021 termina hoje, após três meses do início desta obrigatoriedade declarativa.
Maria João Silva
Texto
30 de Junho 2022, 09:40
summary_large_image

Até agora, foram entregues 5,5 milhões de declarações de IRS, sendo que, deste valor 32% foram submetidas através do IRS automático e as restantes de forma manual. Das declarações entregues, já foram liquidadas 4,7 milhões, sendo que 2,4 milhões deram origem a reembolsos no valor de 2.475 milhões de euros (ME).

Segundo o Ministério das Finanças, o prazo médio dos reembolsos efetuados por transferência bancária regressou ao observado antes da pandemia, estando nos 19,2 dias. Ao contrário do que tem vindo a acontecer nos últimos anos, não se registaram alterações em relação ao tipo de contribuintes que beneficia do IRS Automático e que são cerca de três milhões.

Apesar da declaração ser feita exclusivamente por via eletrónica, os serviços de Finanças abriram vagas para apoiar as pessoas com mais dificuldades a aceder à internet. Além disso, há cerca de 1.100 Lojas, Espaços do Cidadão e juntas de freguesias que estão a apoiar a população mais idosa.

A lei determina que a liquidação do IRS tem de estar concluída em 31 de julho, tendo o imposto de ser pago ou devolvido (via reembolso) até 31 de agosto.

  Comentários