PRODUTORES DE LEITE TEMEM CRISE NO "ABASTECIMENTO REGULAR"
Na sequência de novos anúncios de aumentos dos custos de produção, a Associação de Produtores de Leito fala em “ponto de rotura” e num “desespero” incontrolável.
Redação
Texto
24 de Novembro 2021, 11:59
summary_large_image

A Associação dos Produtores de Leite de Portugal (APROLEP) alerta para a crise causada pelos aumentos constantes dos custos de produção que pode colocar em risco a “sobrevivência dos produtores” e o “o abastecimento regular de leite fresco”.

Em comunicado, a APROLEP afirma que os produtores estão a chegar a um “ponto de rotura”. “Não havendo dinheiro para pagar aos fornecedores não haverá comida para os animais. Está em causa a sobrevivência dos produtores, funcionários e das suas famílias e de todas as empresas e cooperativas que fornecem os produtos e serviços necessários,” explicam.

Segundo a associação, as sucessivas denuncias dos aumentos dos custos de produção sem correspondente aumento do preço de leite, têm sido ignoradas pela indústria privada e cooperativa, pelas empresas de distribuição e pelo Governo. Agora, dizem, “os anúncios de novos aumentos dos custos da ração, da energia, dos adubos, de tudo o que temos de comprar para alimentar os animais e cultivar a terra” estão a causar “um desespero que não poderemos mais controlar”.

“Estão à espera que os produtores vão à falência arrastando consigo toda a cadeia de produção? Querem que os portugueses passem a consumir produtos lácteos importados e leite em pó recombinado com água?”, continuam.

A APROLEP lamenta ainda que os “apelos ao diálogo entre Produção, Indústria e Distribuição, moderados pelo Governo, tenham sido ignorados” e deixa um aviso: “Quem deixar sem resposta os nossos apelos para encontrar rapidamente, através do diálogo, uma solução vai certamente ter de enfrentar uma revolta descontrolada cujas consequências não conseguimos prever”, terminam.

  Comentários