
O concurso de ideias no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência português pretende “identificar oportunidades de investimento e capacidades de execução que permitam transformar o perfil de especialização da economia portuguesa, incentivando atividades de maior valor acrescentado e intensivas em conhecimento, orientadas para os mercados internacionais e para a criação de empregos qualificados”, através do financiamento de Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial e Agendas Verdes.
As Agendas devem consolidar ou expandir sinergias entre o tecido empresarial e o sistema científico e tecnológico em Portugal, e assim, aumentar a competitividade e resiliência da economia, com sustento na inovação e diversificação e especialização da estrutura produtiva.
Para isso estão disponíveis 930 milhões de euros, dos quais 558 milhões de euros para as Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial e 372 milhões de euros para as Agendas Verdes.
A quem se destina?
O concurso está aberto a empresas nacionais que deverão fazer Consórcios (incluindo associações empresariais, entidades do Sistema de Investigação e Inovação, entidades da esfera municipal, instituições académicas, entre outras).
A submissão de candidaturas de “Manifestação de Interesse” está disponível até 30 de setembro.






